Equipamentos de segurança

sherydalopes_debikenacidade_equipamentodesegurança1

Assim que tivemos oportunidade marido e eu compramos nossos capacetes. Por mais que só pedalássemos na ciclovia, esse equipamento era importante para nos proteger em caso de alguma queda. E para ajudar na visibilidade durante a noite consegui com um vizinho uns adesivos refletores e os adicionei ao equipamento. Eles refletem as luzes dos veículos e são um pequeno reforço na segurança.

Mas só os adesivos não são suficientes para proteger o ciclista noturno. Por isso, adquirimos kits de luzinhas. E algo que nos foi orientado numa bicicletaria e que faz todo o sentido: as luzes da frente da bicicleta devem ser brancas e as de trás devem ser vermelhas, assim como nos veículos automotores. Dessa forma, os motoristas entendem se o ciclista está indo ou vindo na contramão (NUNCA pedale na contramão). Existem lanternas para a bike de cores variadas, mas desde que ouvi esse conselho, dou preferência às duas cores citadas.

E quanto mais luzinha melhor, por isso também uso na válvula da câmara de ar (ou pito, se preferir), uns leds que se acendem com o movimento. Assim, fico visível também nas laterais, avisando de minha existência ao motorista que vem no cruzamento (medo que avancem preferenciais).

sherydalopes_debikenacidade_equipamentodesegurança5 sherydalopes_debikenacidade_equipamentodesegurança6

A lanterninha com silicone pode ser colocada no capacete ou em diversos locais da bicicleta.

A lanterninha com silicone pode ser colocada no capacete ou em diversos locais da bicicleta.

sherydalopes_debikenacidade_equipamentodesegurança4

sherydalopes_debikenacidade_equipamentodesegurança

O led no pito acende com o movimento.

Gatas fizeram questão de sair na foto

As gatas fizeram questão de sair na foto

Segundo o marido, quando pedalo à noite pareço uma espaçonave. Mas para mim está ótimo, porque me assusto ao ver como os ciclistas sem luzinhas ficam vulneráveis, praticamente invisíveis. Acho que deveria haver campanha pelo uso desse tipo de equipamento.

Onde comprar

Todas as nossas luzes foram compradas em bicicletarias pela cidade, mas também podem ser adquiridas pelo Ebay, inclusive por um preço muito melhor. Eu é que não quis esperar tanto. Aqui em Fortaleza, indico a rua São Paulo, que fica no Centro. Lá há uma grande concentração de lojas com apetrechos para bicicletas.

A propósito, esses itens são muito fáceis de ser colocados e retirados, por isso é bom guardá-los consigo ao deixar a bicicleta estacionada em locais públicos. 

Abaixo, um vídeo com uma pequena amostra de como a Shamira fica quando está na vibe boate. Repare que mal dá pra ver a bicicleta, apenas as luzes, devido à escuridão. Em muitas ruas é exatamente assim que ficamos, daí a importância do equipamento. Para ajudar, dê preferência a roupas claras e, se possível, use coletes refletores. E lembre-se: iluminado ou não, tenha sempre muita cautela no trânsito! 

Observação: A luzinha do pito ficou pouco visível no vídeo mas na vida real ela brilha bastante.  Acho que foi devido à leitura da própria câmera.

Abraços e vamos pedalar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s