Crônicas de bike – O bicicleteiro roots (parte 1)

Sempre que pedalo presto atenção ao trânsito de veículos e pedestres, além de refletir sobre a vida e também curtir o caminho. Observo as pessoas, a paisagem urbana, algum sinal de natureza, como árvores, flores e pássaros. Algo que também adoro observar é o perfil de ciclistas pelo caminho.

Das figuras que mais me chamam a atenção, destaco aquela que chamo de “bicicleteiros roots”. Esses caras são muito interessantes (acho que não conheço nenhuma bicicleteira roots, infelizmente), porque pedalam usando qualquer coisa, muitas vezes de chinela e numa bike aparentemente (perdoe o palavrão) fudida. O quadro quase sempre é todo feio e sem pintura, não deixando a gente identificar nem a marca da bike. A vestimenta mistura camisas de ciclistas esportivos com qualquer outra coisa confortável como bermudas de nylon floridas.

Se você oferece água pra eles, eles dizem que não tomam, só quando chegar em casa para não se sentirem pesados. Muitos também pedalam de jejum pelo mesmo motivo. Alguns inclusive são adeptos ao desprendimento com acessórios como capacete, luzes e até as trancas da bicicleta. “Só tenho essa luzinha aqui e é porque eu ganhei”, dizem. E estranham bicicletas com alforges, cestinhos e bagageiros, porque consideram que aquilo tudo só serve para fazer peso.

Outra característica de alguns bicicleteiros roots é o bom humor e a maneira interessante de se comunicar no trânsito. Quando há pedestres andando no meio da ciclovia, costumam repreendê-los, porém de forma cômica: “Ô minha senhora, vá pra calçada que aqui é perigoso! Depois passa um doido e bate a bicicleta na senhora, já pensou?” ou então com ciclistas que andam em alta velocidade nas ciclovias eles dizem “Olha aí, lai vem um doido! Num sei pra que essas carreira toda”!

Os motoristas que dão fina ou buzinam de forma agressiva não são poupados pelo bicicleteiro roots: “Sim, vai levar mermo filho”? Ou ainda “Pense numa buzina boa, viu? Vou é botar uma na minha bike também”!

Para ler a segunda parte, clique aqui.

Um abraço e vamos pedalar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s