Como limpar e lubrificar a corrente da bicicleta

Eu não sei nada sobre mecânica de bicicletas. É importante que isso seja dito de cara, sem delongas nem vaselina. Mesmo após ter comprado um kit de ferramentas numa bicicletaria, até para regular meu selim eu preciso de ajuda. Sempre quis aprender a fazer ajustes básicos, como trocar pneu, remendar câmara de ar, ou limpar a corrente da bike (aliás, se ela cair quando eu estiver sozinha eu estou per-di-da) mas nunca consegui ir para um evento onde a galera ensina a gente a fazer essas coisas. Por isso, foi maravilhoso quando o Bike Anjo Wladimir Lessa se ofereceu para vir até minha casa para limpar e lubrificar minha corrente. Ela estava cheia de manchas de ferrugem após a pedalada até a Sabiaguaba (efeito da maresia) e depois de eu esquecer a bicicleta duas noites seguidas na chuva ^^’

A intenção era que Shamira estivesse toda nos trinques para que a gente pedalasse até Maranguape com uma galera no dia seguinte, passeio que acabou nem rolando. Ainda assim, a gentileza do Wladimir me ajudou muito, pois além de eu aprender um pouquinho sobre o processo de limpar e lubrificar a corrente, ainda tive a chance de tirar fotinhas e mostrar para vocês 🙂 Só que teve um momento em que eu parei de trabalhar para tirar as fotos hahaha ^^

A corrente antes de começar o processo de limpeza

A corrente antes de começar o processo de limpeza

Você vai precisar de:

– Jornal

– Óleo diesel

– Pincel

– Palito de dente ou de fósforo

– Esponja

– Detergente

– Água

– Finish Line

– Leite

– Ventilador

Enquanto o Wladimir dava o grau na Shamira, eu ia imitando os procedimentos na Lanterna, que é a bicicleta do meu marido. O primeiro passo é colocar bastante jornal embaixo das bicicletas, para evitar que o piso fique manchado ou que o óleo vá parar no esgoto/rede de drenagem/lençóis subterrâneos. Depois, é utilizar o óleo diesel e o pincel para limpar a corrente, retirando toda a areia e outras sujeirinhas que estiverem coladas nela, além de mandar ver nas partes enferrujadas. Nessa hora, seja generoso com óleo e passe, inclusive, no câmbio (pecinha que troca a marcha), catraca e coroa.

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (7)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (5)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (3)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (9)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (13)

Depois dessa parte, com um palitinho retire fiapos e outras sujeiras que tenham ficado presas na corrente ou no câmbio (pena que esqueci de fotografar essa parte). Um jeito legal de fazer isso é deixando o palito paradinho em contato com o centro desses eixos, enquanto giramos o pedal. Como a Shamira mora numa casa com cinco gatos, ela praticamente vomitou uma bola de pêlos nessa hora. Depois, retire o jornal com cuidado para evitar que o óleo aparado caia no chão. Embrulhe o jornal e coloque no lixo. A ideia do jornal eu tive na hora, pois achei que seria muito impactante mandar o óleo pelo ralo.

Próximo passo é o do banho. Com uma esponja, água e bastante detergente, dê um banho na bicicleta, retirando o óleo que estiver grudado no quadro, raios e pedais. Não aplique sabão na corrente, mas deixe que caia água sobre ela, para que o óleo diesel seja retirado. Derrame também sobre catraca, câmbio e coroa, mas não passe a esponja. Algumas manchas que estiverem no quadro podem ser retiradas depois com cera automotiva (a Shamira tem algumas manchinhas provenientes do contato com a tranca, que eu costumo deixar presa no quadro).

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (16)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (18)

Depois, coloque a bicicleta no sol para secar. Aproveite esse tempo para conversar sobre passeios, comportamento do ciclista no trânsito e suas expectativas para a próxima edição do Big Brother Brasil.

Quando as peças tiverem secado, aplique o Finish Line na corrente. Observações importantes: É na corrente e em pequena quantidade, pois trata-se de um produto muito denso. Observei o Wladimir aplicando e ele apenas deixou o frasco paradinho e pressionado, enquanto girava os pedais para que a corrente desse uma volta completa.

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (23)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (24)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (25)

Limpeza corrente bicicleta Wladimir Lessa De Bike na CIdade Sheryda Lopes (26)

Depois que terminamos, coloquei as bicicletas dentro de casa e o me despedi do Wladimir. Alguns minutos depois, baixou uma tremenda dor de cabeça e vontade de vomitar, e percebi que a culpa era do cheiro dos produtos, que estava me deixando tonta. Liguei para o Wladimir e ele recomendou que eu tomasse um pouco de leite. Fiz isso, coloquei as bicicletas no jardim, abri portas e janelas para promover circulação de ar, liguei o ventilador e só coloquei as bicicletas de volta algumas horas depois 🙂 O enjoo passou e as bikes ficaram lindonas. Quando você for fazer a manutenção, evite ambientes fechados e deixe para guardar a bike só depois de um tempo, para que o cheiro dos produtos saia.

Agradeço muitíssimo pela solidariedade do Wladimir e recomendo que todos nós aprendamos a fazer um pouco de manutenção nas nossas bikes. Isso dá mais segurança, independência e nos aproxima mais do equipamento. Sem falar que é algo útil numa cicloviagem ou num passeio mais longo. Eu, aliás, não vejo a hora de aprender a remendar câmara de ar. Já pensou, que moral se quando todas nós, meninas, aprendermos a trocar pneu? Vrá!

Atualizando:

Tentei inserir o link do Bike Anjo, mas não consegui. #noobalert O endereço é: http://www.bikeanjo.org

Um abraço e vamos pedalar!

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3 comentários sobre “Como limpar e lubrificar a corrente da bicicleta

  1. Só uma observação, em bicicletas com freios a disco requer a retirada das rodas para não pegar óleo nos discos de freios e ter muito cuidado principalmente com as pinças para não pegar óleo diretamente nas pastilhas de freio, pois uma vez com em contato com o óleo já se foi a eficiência dos freios.

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