Debate no 3º Domingo na Praça – Ocupação do Espaço Urbano

Domingo na Praça_ De Bike na Cidade _ João Castanho (2)

Foto: João Castanho

No último domingo, participei da 3ª edição do Domingo na Praça – Brincantes do Rosário, evento anual, realizado por organizações e sujeitos da sociedade civil, como a Casa Fora do Eixo. O objetivo é chamar a atenção da cidade para  a Praça dos Leões que fica no Centro de Fortaleza, e sua importância histórica.

Em Fortaleza, desde a Província do Ceará Grande, início de seculo XX, os homens de cor, procuraram, desde cedo, manter suas histórias, crenças e cultura… A tradição diz que em 1730, um preto africano construiu, no mesmo local onde está a atual Igreja do Rosário (praça dos Leões), uma capelinha, de taipa e palha, onde negros se reuniam em cultos, missas e festas.

Além da histórica igreja, é na praça dos Leões que estão a estátua da amada Rachel de Queiroz, importantíssima escritora cearense, além de ter em suas proximidades o Museu do Ceará e a Academia Cearense de Letras. Todos esses locais, infelizmente, não são devidamente frequentados pela população de Fortaleza ou seus turistas. Assim, esses locais acabam marginalizados e a capital tem sua história esquecida. 😦

Para discutir a ocupação do espaço urbano, o evento contou em sua programação com um debate, para o qual tive a honra de ser convidada. Na ocasião falei da minha experiência enquanto mulher e ciclista urbana, da experiência com este blog e das dificuldades que passei para vencer o medo e finalmente frequentar as ruas de minha cidade de um jeito mais próximo e humano. As atrações culturais lindíssimas ficaram por conta do Maracatu Solar, além da apresentação do Kizomba, ritmo africano lento e dançado a dois, e do Dj Amado, direto de Cabo Verde.

Domingo na Praça_ De Bike na Cidade _ João Castanho (1)

Foto: João Castanho

 

Domingo na Praça_ De Bike na Cidade _ João Castanho (3)

Foto: João Castanho

 

Domingo na Praça_DeBikenaCidade_Participa Cultura

Foto: Participa Cultura Fortaleza

 

Todo o evento foi transmitido ao vivo pela galera do Pós TV, e você pode conferir por meio deste link. O debate inicia aos 51 minutos de gravação, mas antes disso tem a apresentação lindíssima do Maracatu Solar. Vale muito a pena assistir e se arrepiar com toda essa energia.

Fiquei muito feliz por ter participado do evento. O convite me traz, mais uma vez, a noção de o quanto minhas experiências com a bicicleta e a própria construção deste blog podem contribuir com o espaço urbano. Esse tipo de reconhecimento me dá cada vez mais carinho e vontade de seguir com este projeto. #sesentindoemocionada

Um abraço e vamos pedalar!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s