Evento – 1ª Roda de conversa: Mulheres, bicicletas e as ruas de Fortaleza

Meninas, as pedaleiras de Fortaleza estão super movimentadas, viu? Após perceber a necessidade de debatermos as relações de gênero e sua influência no número de mulheres que usa a bicicleta como meio de transporte aqui na cidade, percebemos que seria importante realizar atividades no mês de março. Infelizmente, a oficina de pequenos reparos que seria realizada no domingo passado não aconteceu porque choveu muito e muitas de nós (incluindo euzinha) não conseguiram sair de casa. Mas, nem tudo está perdido e nós não desanimamos!

Então criamos um Grupo no Facebook que está movimentadíssimo. Em menos de uma semana, mais de 100 mulheres já participam, contando um pouco de suas experiências e anseios diante da vivência de bicicletar em Fortaleza. É muito gostoso compartilhar essa vivência entre nossos pares e conhecer histórias de outras meninas que venceram muitos obstáculos e finalmente escolheram a bicicleta como meio de transporte aqui na cidade. Para garantir a privacidade de todas nós, trata-se de um grupo secreto e claro, exclusivo para as mulheres. Aos homens que se sentirem excluídos, vale lembrá-los de que já existem milhares de grupos mistos na Internet para falar de bicicleta, e que nós ainda somos minoria tanto nas ruas quantos nesses espaços. Daí a necessidade de um local exclusivo para nós. No mais, nada os impede de discutir relações de gênero nos grupos que já existem. Que tal colocar em xeque, por exemplo, o hábito odioso de proferir cantadas nas ruas e na web? Sei que muitos acham que não tem nada de mais nisso, e esse é um motivo importante para fazer um grupo só de mulheres 😉

Mas não tendo acontecido a oficina, e diante de toda a animação e vontade de nos conhecer, amanhã, 14 de março, nós, mulheres ciclistas urbanas, vamos no encontrar na  1ª Roda de conversa: Mulheres, bicicletas e as ruas de Fortaleza, que vai ser realizada na Casa Feminista, que fica na Rua Assunção, 972, no bairro José Bonifácio (entre a Procuradoria e a avenida Domingos Olímpio). Inicialmente essa atividade seria um painel, mas percebemos que seria bem mais legal fazer uma roda de conversa mais horizontal, com menos formalidade. Ao clicar no evento, caso não consiga visualizá-lo, não tema: nos atrapalhamos um pouco ao criar o evento e configurar sua privacidade ^^ . Mas aí vão todas as informações:

Evento Roda de Conversa De Bike na Cidade by Bia

 

Mulheres das bicicletas! Primeiro queria dizer que é uma felicidade danada saber que não são tão poucas mulheres assim que pedalam em Fortaleza. Tudo está se iniciando agora, a conversa in box, o mês de março, o grupo e enfim decidimos fazer uma roda de conversa na Casa Feminista.

O encontro será só de mulheres para que a gente se sinta mais à vontade na troca de experiências e relatos das dificuldades e descobertas do dia a dia em nossas pedaladas.

Lanche Coletivo
Cada uma leva alguma comida para que a gente possa fazer um lanche coletivo (se vc não puder levar algo, não deixe de ir por isso).
Se tiverem tecidos, cangas, talheres e tudo mais que possa ajudar no lanche, levem tb.

Doação de livros ou revistas usadas:
As meninas da Casa Feminista estão montando uma Biblioteca Feminista, e uma forma legal de retribuir a receptividade e gentileza seria contribuir para a construção da mesma. Vale qualquer publicação, de preferência que fale de gênero, e até revistinhas em quadrinhos. Muitas vezes as mulheres levam as crias para as reuniões, e seria legal ter revistinhas para distraí-los 😉

Após nossa roda, surgiu a ideia de irmos para algum lugar, um café, por exemplo. Adorei a ideia.

 

Então é isso: se você é de Fortaleza, pedala para ir ao trabalho, estudar, sair casamigas, supermercado, deixar as crias na aula, então apareça amanhã. Com certeza vai ser muito legal nos conhecer e trocar ideia. Ah, o convite também vale para aquelas que só pedalam por lazer e em grupo, mas que gostariam também de usar a bicicleta com mais frequencia, e por algum motivo ainda não o fazem. Ou ainda, para quem não pedala de jeito nenhum e gostaria de começar.

Um abraço e vamos pedalar!

 

Anúncios

3 comentários sobre “Evento – 1ª Roda de conversa: Mulheres, bicicletas e as ruas de Fortaleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s