Roda de conversa – CiclistAs compartilham experiências e anseios

Roda de conversa De Bike na Cidade Sheryda Lopes (19)

Gentem, que fim de semana feliz! No último sábado, um grupo de mulheres ciclistas urbanas de Fortaleza realizamos uma roda de conversa que foi a coisa mar lindeza que vi em muito tempo. Em dado momento contei pelo menos 30 mulheres, e acredito que chegaram até mais, de lugares diferentes da cidade, com uma história diferente para contar e todas unidas por suas inquietações enquanto mulheres e atraídas pelo mundo das bicicletas. O local do evento foi a Casa Feminista, que fica no bairro José Bonifácio, e que é tocada por grupos de movimentos feministas aqui da cidade. Dentro de toda aquela atmosfera lilás, empoderada, acolhedora, e diante de todo o carinho com o qual nos foram abertas as portas, realmente nos sentimos em casa.

E gente, que histórias! Como somos diversas em tantos pontos e tão iguais em outros… Desde a mulher que usa a bicicleta para transportar o filho, ou a outra que escolheu esse meio de transporte por pura necessidade, até aquelas que já viajaram de bicicleta, pedalam há décadas ou vieram de um país onde as magrelas são reconhecidas e o assédio praticamente não existe… Teve reclamação de assédio sexual,  medo da violência (e vontade de enfrentá-la) teve risada, lanche coletivo, emoção e até ciclista enrustida que ainda não conseguiu vencer a resistência da família ou seus próprios temores! Tudo isso “apenas” com a roda de apresentação, que levou horas, vocês acreditam? Porque não dava apenas para dizer o próprio nome, o bairro de onde viemos e quando começamos a pedalar (ou porque queríamos começar) sem com isso trazer toda a carga histórica e emocional que vem junto. E enquanto cada uma falava de si, a outra vibrava ao se identificar com aquela história, alimentava o sentimento de empatia, se solidarizava com a dor e alegria da outra, tomando para si o céu e o inferno de cada sentimento exposto.

E o tempo todo eu lembrava de como eu me sentia sozinha há uns cinco anos, sobre a ideia maluca de pedalar na cidade. De como me desanimava ao contar tão poucas mulheres que pedalavam e até da vergonha que sentia de dizer para as pessoas o que queria realizar. E vi o quanto outras mulheres passaram por sentimentos tão parecidos com os meus, e o quanto até hoje nós resistimos a tanta coisa para continuar realizando esse desejo de ir, vir e ser.

Diante de tanta alegria, minha cabeça parecia que ia explodir! Finalmente conheci algumas leitoras pessoalmente e pensei “tenho que tirar uma foto com elas”. Ou vi uns looks muito bacanas e bicicletas charmosíssimas e pensei em quantos Vi de Bike legais poderia fazer. E “que história fantástica! Tenho que contá-la no blog”!

Mas não deu para fazer tudo. Porque ali eu também era parte e precisei me entregar completamente ao processo. Nossa, como precisava disso! Foi a roda de apresentação mais incrível e bonita da qual já participei na vida, e pela qual, de alguma maneira, esperei durante muito tempo. A sensação que tenho é que entardeci dizendo meu nome e anoiteci entre amigas. Onde vocês estavam esse tempo todo, meninas? Com suas Shamiras, Formigas Atômicas, Canelas, Madás, anônimas (afinal, que doidice é esse de botar nome em bicicleta? rsrsrsrs)?

Acho que cada uma de nós estava vivendo suas próprias delícias e batalhas, sentindo-se só de alguma maneira, mas numa gana incontrolável de realização.

E agora nos encontramos. Isso é grande e maravilhoso.

Roda de conversa De Bike na Cidade Sheryda Lopes (37)

 

Meu nome é Sheryda Lopes. Sou jornalista, blogueira, ciclista urbana e mulher. O nome da minha bicicleta é Shamira.

E foi um enorme prazer conhecê-las.

 

Um abraço e vamos pedalar!

Anúncios

4 comentários sobre “Roda de conversa – CiclistAs compartilham experiências e anseios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s