Eventos – Bicicletada da Massa Crítica, Bate papo sobre cicloturismo e Oficina de mecânica básica para mulheres

De hoje até amanhã o que não falta é evento para quem gosta de bicicletas aqui em Fortaleza. Aqui vão algumas informações de pelo menos três deles. Vale a pena conferir e marcar presença.

Para as meninas, chamo atenção especialmente para o terceiro, que já é fruto da 1ª roda de conversa das Mulheres CiclistAs aqui de Fortaleza. 😉

Vamos lá, à agenda.

– Bicicletada Massa Crítica Fortaleza – Em solidariedade aos ciclistas de São Paulo

massa crítica

A Massa Crítica é um movimento com origem internacional que defende as bicicletas e a mobilidade urbana. Aqui no Brasil, se estende por várias capitais, realizando, em toda última sexta-feira do mês, uma bicicletada para chamar atenção da sociedade para as magrelas. Em Fortaleza, o Massa Crítica é responsável pela pintura de várias ciclofaixas cidadãs, entre outras ações.

Este mês, a bicicletada vai ser em apoio aos ciclistas de São Paulo, pois recentemente o Ministério Público entrou com uma ação para suspender a construção de ciclovias naquela cidade. Isso vem gerando polêmicas e revolta entre os ciclistas, que querem ver a estrutura cicloviária das grandes capitais avançar, e não retroceder. A expectativa é de que milhares de ciclistas por todo o país juntem-se ao evento, que promete ser histórico.

Quando: 27/03/2015 (hoje), com concentração às 19:30h

Onde: Praça do Ciclista, em frente à Autarquia Municipal de Trânsito, na avenida Aguanambi. O trajeto da bicicletada será decidido no local.

Mais informações: Evento no Facebook.

 

– Bate Papo sobre Cicloturismo

cicloturismo

O argentino Martin Corrales, que está viajando de bicicleta desde junho de 2013, estará presente na Bitelli Bikes para um bate papo sobre Cicloturismo. Bom para quem está com aquela coceirinha de vontade de pegar a estrada. o/ #debikenanaturezaselvagem

Quando: 28/03/2015 (amanhã), às 13h.

Onde: Bitelli Bikes. Rua Livio Barreto, 528 A.

Mais informações: Evento no Facebook.

 

– 1ª Oficina de Mecânica Básica de Bicicletas para Mulheres

oficina para mulheres

A 1ª Oficina de Mecânica Básica de Bicicletas PARA MULHERES é um espaço inicial e autoorganizado. Nós, ciclistas urbanas dos mais diversos bairros de Fortaleza, sentimos essa necessidade após a roda de conversa de mulheres ciclistas urbanas realizada na Casa Feminista, no último dia 14 de março. É a primeira atividade de caráter prático/didático das muitas que decidimos realizar, fiquem ligadas e cheguem junto no grupo de Mulheres Ciclistas no Trânsito de Fortaleza https://www.facebook.com/groups/531147383694553/.

A FACILITADORA:
Edmea Queiroz Fraga é educadora física e ciclista urbana há mais de 20 anos.

Esse evento deveria ter ocorrido no 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, durante a Escola Bike Anjo. Mas houve um monte de contratempos, que adiaram a vontade de promover algo que aproximasse as mulheres da mecânica de seus veículos. O bom é que após o oito, conseguimos realizar uma roda de conversa incrível, e a cada dia estamos conhecendo mais e mais mulheres de Fortaleza que pedalam ou desejam pedalar. Assim, provavelmente a oficina vai ser mais legal que se tivesse sido realizada no dia marcado. Tudo em seu tempo.

E eu tive agora uma viagem… Tipo… Os corpos das mulheres são cheios de tabus, desde a infância. Não podemos sentar de perna aberta, usar roupa curta demais, andar sem blusa depois de certa idade, e em muitos casos, somos proibidas até de nos masturbar e conhecer os nossos próprios corpos. De saber por nós mesmas do que gostamos e o que nos dá prazer, enquanto aos homens, o direito de se tocar chega a ser exaltado.

Seria muita loucura traçar um paralelo com nossas bicicletas? Pense bem: de certa forma nos é proibido saber mexer nelas, não acham? Sempre nos falaram para pedir aos homens para consertar as coisas, que isso não era coisa de mulher, que não éramos capazes, que não podíamos nos sujar… Não são mais ou menos às mesmas minhocas que colocaram nas nossas cabeças em relação ao nosso prazer? Então tá mais que na hora de se libertar desses tabus, né? Que tal vencer as barreiras e começar a aprender a mexer na bike? Daí pra emancipação completa é só caminhada. Ou melhor, pedalada. #blogueirafilósofa #naomiwolfperde #meperdoanaominuncamaisfaloisso

Quando: 28/03/2015, às 16h.

Onde: Praça da Gentilândia. Avenida 13 de maio com Rua Waldery Uchôa, Fortaleza

Mais informações: Evento no Facebook, que além de informar sobre o encontro, é também um espaço para já ir expondo as dúvidas e começar a nivelar as questões a serem trabalhadas no espaço. Tudo construído coletivamente.

 

E aí? Vai em algum? Em todos? Tá sabendo de algum outro evento ligado às bicicletas e que não tenha entrado neste post? Pois então, conte aí nos comentários. 😉

 

Um abraço e vamos pedalar!

Anúncios

2 comentários sobre “Eventos – Bicicletada da Massa Crítica, Bate papo sobre cicloturismo e Oficina de mecânica básica para mulheres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s