Look de Bike – Como escolher um sapato para pedalar

Quando comecei a pedalar, basicamente observava e tentava adaptar as peças de roupa que já tinha para andar de bicicleta. Com o tempo, ao ter a chance de comprar roupas novas, comecei a escolher as peças de acordo com os materiais e estilos, para que ficassem bem Cycle Chics. Da mesma forma, isso acontece com meus sapatos e sandálias.

Por exemplo: sempre fui fã de sapatilhas. Acho que são muito básicas, bonitas e confortáveis, além de excelentes coringas. Não sei se só eu faço isso, mas como não tenho muita grana para encher o guarda-roupa, compro o máximo possível de peças básicas e baratinhas, para poder montar muitos looks variados. Nesse sentido, as sapatilhas são perfeitas.

Só que aí comecei a perceber que algumas sapatilhas estavam me deixando tensa e com o pé dolorido após a pedalada. E justamente as que eu acho mais bonitas, aquelas que deixam bastante colo do pé à mostra.

O que observei: quando o calçado não está bem preso no pé, mas bem preso mesmo (o que não quer dizer apertado), instintivamente eu faço força para mantê-lo no lugar. Como o movimento da pedalada leva, naturalmente, à flexão do tornozelo, isso acabava desgastando a articulação e deixando os músculos tensos e doloridos. Sem falar no risco de o sapato escapar no meio da pedalada, causando uma queda.

Aí no fim de semana, quando fui comprar um sapato novo para a pedalada ciclochique pelo Mês da Mobilidade 2015, percebi que faço um teste na hora da escolha. O engraçado é que eu nunca tinha notado que fazia isso! rsrsrsrs Resolvi então fotografar e mostrar para vocês, pois pode ajudá-los na hora da compra.

Teste De Bike na Cidade de qualidade

Primeiro sapatinho testado: uma alpargata Moleca fofíssima

Primeiro sapatinho testado: uma alpargata Moleca fofíssima

É o seguinte: calço o sapato ou sandália e em seguida faço uma “ponta”, alongando o pé, que nem uma bailarina. Isso é para testar se o sapato vai machucar o calcanhar. Vejam na imagem abaixo:

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (5)

Pé direito fazendo ponta

Em seguida, flexiono bem o tornozelo. É como se apontasse para o joelho com o dedão do pé, sabe? Se o sapato ou sandália escapar no calcanhar, aí ele não vai morar lá em casa. Muito simples e acho que também vale para quem vai apenas caminhar com a nova peça.

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (6)

O sapato escapou no calcanhar, então: reprovado!

Também observo o material do qual o calçado é feito. Se for muito rígido, pode causar calos. O ideal é que seja feito de um material bem macio e fofinho, que trate seu pé com todo o amor do mundo. Observe também se a cobertura do calçado é delicadinha demais, porque isso pode causar arranhões em sua superfície quando você encostar no pedal da bicicleta. Materiais foscos, por exemplo, disfarçarão melhor possíveis arranhões que os envernizados. Da mesma forma, sapatos estampados ou mais escuros não vão deixar manchas de lama ou graxa tão aparentes. Já os sapatos de tecido são confortáveis, mas podem ficar sujos muito rápido.

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (1)

Sapatinho lindo, estilo boneca e com tornozeleira

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (2)

Só que o material era muito rígico, e percebi que ia machucar meus pés. :/ Reprovado!

Salto alto

Mesmo para caminhar, eu nunca gostei muito de salto alto. O que posso dizer é que é possível sim, pedalar de salto, mas aconselho evitar aqueles tipo agulha fininhos porque eles podem ficar presos nas frestas do pedal da bicicleta. Já os saltos quadrados, anabela e plataforma, podem evitar esse acidente e deixar a pedaleira ou pedaleiro mais confiante na hora de parar e pôr o pé no chão, sem perder o equilíbrio.

Também aconselho evitar os sapatos de bico fino, pois eles aumentam a pressão nos dedos, machucando bastante. Mas isso é dica de quem não é acostumada a usar salto, gente. Pode ser que haja meninas e meninos que usem e que conseguem lidar com essas características. Aliás, se alguém assim estiver lendo este post, favor deixar seu testemunho aí nos comentários!

E eu meio que me contradisse um pouco na minha escolha! hahaha Acabei levando um sapato de salto baixo da Beira Rio, que é muito confortável, me calçou muito bem… mas é bege e envernizado! rsrsrsrs Comprei porque não resisti e acho que vai integrar um monte de looks bonitos. Além disso, conheço essa coleção porque tinha uma sapatilha vermelha dela, e que eu usei por muito tempo, até a sola arrancar. A cobertura do sapato, apesar de envernizada, é bastante resistente. Ainda assim, estou pensando em um modo de protegê-la quando for sair de bicicleta calçando o sapatinho novo. Mas essa dica fica para outro post. 😉

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (7)

Na hora da ponta, ele não machucou o pé

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (8)

Ao flexionar o pé, ele não escapou! Aprovado!

E vejam o Look que usei para o pedal ciclochique, já de sapatinho novo! Fotografei no banheiro de um estabelecimento porque troquei de roupa lá. E como estava com muito medo de que chovesse, minha maquiagem era apenas pó translúcido, delineador, blush e batom. Caso me molhasse, o derretimento viria com menos prejuízo!

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (9)

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (10)

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (11)

como escolher sapato para pedalar sheryda lopes blog de bike na cidaded (12)

 

ciclochique-2

Os outros ciclistas chiques que fizeram parte da pedalada. Saiu até no Tribuna do Ceará!

A propósito, o pedal ciclochique foi uma ação da Ciclovida para chamar a atenção para o Mês da Mobilidade 2015. Está rolando uma campanha no Catarse, ainda não conseguimos nem metade dos recursos necessários e faltam só 10 dias para a campanha acabar. Se não conseguir a meta, que é R$ 6 mil, a Associação não receberá nem um tostão do dinheiro doado. Tem inclusive o orçamento dos eventos na campanha, para todos saberem para quê, exatamente, estão doando! Então, coce os bolsos e ajude com a quantia que puder! Compartilhe a campanha com seus amigos e vamos fazer um setembro bapho! E rápido! Isto não é um treinamento! Repito: isto não é um treinamento!!

Um abraço e vamos pedalar!

E contribuir!

Anúncios

9 comentários sobre “Look de Bike – Como escolher um sapato para pedalar

      • Calça Jeans não rola :/ Tenho as coxas muito grossas, só de andar as calças descosturam nessa região, imagina se eu resolver andar de bike kkkk Quisera eu ter dinheiro pra comprar Calça da Levi’s da coleção Commuter…. Já viu? Própria para ciclistas, um sonho…..Enquanto isso estou fazendo compras e me ajeitando aos poucos…. Por eu trabalhar em uma faculdade shorts são inviáveis….Pretendo adquirir saias! Adoro seus looks de saias! Mas também não podem ser tãao soltinhas porque tenho quadrilzão rs

        Curtido por 1 pessoa

    • Então, uma das minhas características pessoais é detestar andar cm muito volume (apesar de ser meio acumuladora). Fico muito atrapalhada e vivo perdendo coisas e derrubando outras. Deve ter mil guarda chuvas pelo mundo por minha causa hahaha ^^ Por isso, faço questão de não levar calçado extra. No máximo, levo comigo uma chinela de borracha quando está chovendo.

      Beijo, linda! :*

      Curtir

      • Olá, eu ainda fico nessa de ir de chinela e levar o sapato pra por no trabalho. Mas confesso q é um saco, porém não me sinto segura p pedalar de salto! acho que o pé não fica bem aderido ao pedal, acaba escorregando!!!

        Curtido por 1 pessoa

  1. Ana, talvez o problema seja a sola do seu sapato escorregadia ou ainda, a parte do pé que você está colocando no pedal. Experimenta pedalar de salto anabela ou plataforma, por exemplo, Acredito que é mais fácil porque não tem aquela parte lisa da sola. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s